Memorial

Uma homenagem à trajetória, aos heróis e às conquistas da Polícia Civil do Amazonas. Explore nosso memorial e reviva momentos históricos que moldaram a segurança pública no estado, preservando a memória e inspirando futuras gerações.

ANDERSON CONCEIÇÃO DE MELO ✝ 08-11-1982

Delegado de Polícia, servidor assassinado em seu dia de folga a tiros dentro de seu próprio veículo, supostamente por vingança no dia 08/11/1982, na Rua Monsenhor Coutinho. Homenageado postumamente por seu brilhantismo e determinação junto a esta instituição, seu nome foi dado ao Instituto de Identificação Anderson Conceição de Melo, conforme Decreto n° 7038, publicado na mesma data. Na época em que sua vida foi ceifada, cursava Administração na antiga Universidade do Amazonas, possivelmente com o intuito de melhor preparo para assumir posições de comando no futuro, como os cargos de Delegado-Geral ou Secretario de Segurança Publica. Detinha o dom da oratória anteriormente exercida. Sua partida foi sentida por seus colegas da polícia e de faculdade.

CHARLES HUDSON S. AMORIM ✝ 02-04-1992

Investigador de Polícia, assassinado por arma de fogo, em missão policial, ao realizar uma notificação. Fato ocorrido no Bairro de São José, sem saber que o notificado – o qual já havia tirado a vida de outros dois policiais – era um foragido da justiça.

LAUDEMIR DOS SANTOS BULCAO ✝ 25-09-1997

Investigador de Polícia, assassinado por arma de fogo, aos 50 anos de idade, em missão policial, quando foi alvejado com um tiro no peito durante abordagem policial. Fato ocorrido no Bairro da Paz.

ROLNADO BRAZ DA SILVA ✝ 31-01-1999

Investigador de Polícia, assassinado por arma de fogo, aos 35 anos de idade, durante cumprimento de notificação.

WEBERT DE SOUZA MENEZES   ✝ 20-02-2002

Investigador de Polícia, assassinado por arma de fogo, aos 26 anos de idade, em Missão Policial. Webert foi alvejado com um tiro no rosto durante uma investigação contra o tráfico de drogas. Fato ocorrido no igarapé do 40, Bairro Raiz. Seu sepultamento foi na cidade de Terezinha no Estado do Piauí.

CARLOS ATILA PASCOAL DA SILVA  ✝ 02-12-2003

Investigador de Polícia, assassinado por arma de fogo no, aos 54 anos de idade, em missão policial. Durante uma operação Carlos Atila foi alvejado com um tiro de fuzil no Município de Maués-AM, operação contra um assalto a Banco.

 

FRANCISCO JOSÉ DE LIMA FILHO  ✝ 07-02-2008

Investigador de polícia, assassinado por arma de fogo, aos 48 anos de idade. Fato ocorrido nas dependências da Delegacia do 10° DIP, bairro Alvorada, quando ao retirar um suspeito que estava na carceragem da Delegacia.

LUIZ GUILHERME DE PAULA COREA  ✝ 16-10-2011

Investigador de Polícia, assassinado por arma de fogo quando conduzia um preso em flagrante do 14° DIP para IML, para realizar exame de corpo de delito. Durante esse trajeto, o suspeito conseguiu pegar a arma da cintura do policia e ainda dentro da viatura o alvejou. Fato ocorreu na Rua Sapucaí – Joao Paulo 3.

GENELSON CARLOS DUARTE MOTA  ✝ 25-10-2016

Investigador de polícia, assassinado aos 47 anos de idade. Na época lotado na Delegacia do município de  Iranduba – 31ª DIP, recebeu uma denúncia de tráfico de drogas, e junto com um Polícia Militar foram averiguar. Chegando ao local foram recebidos a tiros por colombianos. O crime ocorreu as margens da Ilha Paciência, na comunidade do Caldeirão.

Polícia Civil do Estado do Amazonas | Todos os direitos reservados